Nome científico: Annona squamosa Tamanho médio aproximado: até 7 m de altura Sazonalidade: Sol pleno Origem: Brasil História: Parente da graviola e nativa das Antilhas, a fruta desembarcou no porto de Salvador em 1626, trazida por Diogo Luis de Oliveira, o Conde Miranda, que acabava de ser nomeado governador-geral.
Nome científico: Syzygium jambos Tamanho médio aproximado: até 20 metros de altura Sazonalidade: Sol pleno Origem: Ásia História: No Brasil, essa fruta pode ser encontrada nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, sendo que no Nordeste essa árvore é conhecida por muitos como “eugênia”.
Nome científico: Rubus idaeus Tamanho médio aproximado: 1,10 m e 1,20 m de altura. Sazonalidade: Sol pleno, meia sombra Origem: Centro e Norte da Europa e parte da Ásia. História: A framboesa , fruto da framboeseira, é uma pseudobaga e um fruto agregado. É necessário que a framboeseira seja submetida a pelo menos 700 horas por ano a temperatura inferior a 7 °C para que a produção seja satisfatória.
Nome científico: Psidium guajava Tamanho médio aproximado: 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros Sazonalidade: Sol Pleno Origem: América Central, América do Sul História: A goiaba é o fruto da goiabeira, arbusto ou árvore de pequeno porte, tipicamente tropical. A goiabeira apresenta tronco tortuoso, com casca lisa, que quando envelhece se desprende em finas lâminas de cor castanha.
Nome científico: Artocarpus altilis Tamanho médio aproximado: acima de 12 metros Sazonalidade: Sol Pleno Origem: Indonésia, Nova Guiné, Oceania História: A árvore-do-pão ou fruta-pão é uma árvore frutífera, aparentada com a Jaca (Artocarpus heterophyllus). Seus frutos são conhecidos pelo elevado valor nutricional e versatilidade culinária, sendo a base alimentar de alguns povos polinésios.
Nome científico: Paullinia cupana Tamanho médio aproximado: 10 m de altura Sazonalidade: Sol pleno Origem: Brasil e Venezuela História: É pequena e vermelha, semelhante à pitanga, possui uma substância parecida com a cafeína (guaraína), em virtude dessa propriedade estimulante é utilizada para a fabricação de xaropes, barras, pós e refrigerantes.
Nome científico: Annona muricata Tamanho médio aproximado: 4 a 8 metros de altura Sazonalidade: Sol pleno Origem: América do Sul, América Central e Caribe História: A planta pertence à família Anonaceae, que congrega cerca de 75 gêneros e mais de 600 espécies. No entanto, apenas 4 gêneros produzem frutos comestíveis: Annona, Rollinia, Uvaria e Asimina.
Nome científico: Ribes spp Tamanho médio aproximado: 1 a 3 m de altura Sazonalidade: Sol pleno Origem: Europa e Eurásia História: A groselha é o fruto da groselheira. A groselha é usada para a fabricação de xaropes, algo apreciado entre portugueses e brasileiros como bebida quando misturado a água ou leite.
Nome científico: Ribes rubrum Tamanho médio aproximado: 1 a 3 m de altura Sazonalidade: Sol pleno Origem: Europa e Eurásia História: A groselha é o fruto da groselheira. A groselha é usada para a fabricação de xaropes, algo apreciado entre portugueses e brasileiros como bebida quando misturado a água ou leite.
Nome científico: Eugenia brasiliensis Lam. Tamanho médio aproximado: 15 metros de altura Sazonalidade: Sol pleno Origem: Brasil História: Nativa da Mata Atlântica, a grumixama é uma árvore de porte médio, altamente resistente à variação climática. É uma árvore elegante com flores brancas de muito perfume, dotada de copa densa e estreita.
Nome científico: Myrciaria cauliflora Tamanho médio aproximado: 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros, acima de 12 metros Sazonalidade: Sol Pleno Origem: América do Sul, Brasil História: A jabuticabeira é uma árvore nativa da Mata Atlântica, conhecidas por seus deliciosos frutos. Seu tronco é bastante ramificado e de casca lisa, que se renova anualmente após a frutificação.
Nome científico: Artocarpus heterophyllus Tamanho médio aproximado: 30 a 60 centímetros de diâmetro Sazonalidade: Sol pleno Origem: Índia História: A árvore é considerada espécie nativa no sul e sudoeste da Ásia e se acredita que é originária da Índia. A Jaca atualmente é cultivada, bem como se desenvolve espontaneamente, em vários países tropicais de diversas partes do mundo.
Nome científico: Syzygium jambos Tamanho médio aproximado: 20 metros de altura Sazonalidade: Sol pleno Origem: Malásia História: No Brasil, essa fruta pode ser encontrada nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, sendo que no Nordeste essa árvore é conhecida por muitos como eugenia.
Nome científico: Syzygium cumini Tamanho médio aproximado: até 10m de altura Sazonalidade: Sol pleno Origem: Índia História: São árvores que podem chegar até dez metros de altura. Possuem frutos pequenos e arroxeados quando maduros. A coloração dos frutos provoca manchas nas mãos, tecidos, calçados e pinturas de veículos, tornando a planta pouco indicada para o preenchimento de espaços públicos.
Nome científico: Genipa americana Tamanho médio aproximado: 8 a 14 metros de altura Sazonalidade: Sol pleno Origem: América, Brasil. História: Jenipapo é o fruto do jenipapeiro (Genipa americana). É encontrada em toda a América tropical. No Brasil, encontramos pés de jenipapo nativos na Amazônia e na mata atlântica, principalmente em matas mais úmidas, ou próximo a rios - a planta inclusive aguenta encharcamento.
Nome científico: Citrus japonica Tamanho médio aproximado: 2,5 a 4,5 m de altura Sazonalidade: Sol pleno Origem: sul da Ásia e da região Ásia-Pacífico História: Planta nativa do sul da Ásia e da região Ásia-Pacífico, cujas primeiras referências históricas aparecem na literatura chinesa do século 12. Na China, o fruto é chamado chin kan, ou chin chin, e é produzido comercialmente em pequena escala. É comum no Japão, onde é muito apreciado e chamado de “fruta da felicidade”.
Nome científico: Actinidia deliciosa Tamanho médio aproximado: 3.6 a 4.7 metros, 4.7 a 6.0 metros, 6.0 a 9.0 metros Sazonalidade: Meia Sombra, Sol Pleno Origem: Ásia, China História: o kiwi é um fruto delicioso originário da China, mas que somente se popularizou por todo o mundo quando seu cultivo comercial foi iniciado na Nova Zelândia. O nome kiwi é uma alusão à ave de mesmo nome, do gênero Apteryx, nativa da Nova Zelândia.
Nome científico: Lichi chinensis Sonn Tamanho médio aproximado: 5-20 metros de altura Sazonalidade: Sol pleno Origem: China História: Litchi é uma árvore frutífera conhecida popularmente como lecheira, licheira, lichia ou uruvaia. Os termos também se aplicam ao fruto da árvore. É natural das regiões quentes da Ásia,a espécie, algumas vezes, é colocada no gênero Nephelium
Nome científico: Malus sp Tamanho médio aproximado: 10 m de altura Sazonalidade: Surge de fevereiro a abril Origem: Europa e Ásia História: Fruto globoso ou deprimido com uma profunda depressão no ponto de inserção da haste que o prende aos ramos. De coloração vermelha ou verde podendo apresentar pequenas manchas esverdeadas ou amareladas.
Nome científico: Mangifera Tamanho médio aproximado: acima de 12 metros Sazonalidade: Sol Pleno Origem: Ásia História: A manga é o fruto da mangueira, uma árvore longeva, de copa densa, perene e muito frondosa.
Nome científico: Mangifera Tamanho médio aproximado: cerca de 460 g e 12 cm de comprimento Sazonalidade: de fevereiro e março Origem: Flórida, EUA História: As primeiras plantações surgiram na década de 20, na Flórida, nos Estados Unidos.
Nome científico: Garcinia mangostana L Tamanho médio aproximado: De 8 a 10 metros de altura. Sazonalidade: Sol pleno Origem: Arquipélago Malaio, conhecido também como Insulíndia ou Insulásia. História: Está situado entre o continente do Sudeste Asiático e a Austrália, localizado entre os oceanos Índico e Pacífico, é o maior arquipélago do mundo por área, com mais de 20.000 ilhas.
Nome científico: Passiflora Tamanho médio aproximado: acima de 12 metros Sazonalidade: Sol Pleno Origem: África, América Central, América do Sul, Austrália História: É uma planta trepadeira, de crescimento vigoroso e continuo; com sistema radicular pouco profundo, caule trepador, folhas lobadas e verdes com gavinhas (órgãos de sustentação).
Nome científico: Cydonia oblonga Tamanho médio aproximado: até 4 m de altura e copa com 3 m de diâmetro. Sazonalidade: Sol Pleno Origem: Ásia Ocidental História: A marmelo é uma fruta parecida com uma pêra que foi cultivada pela primeira vez no Oriente Médio.
Nome científico: Vaccinium myrtillus Tamanho médio aproximado: 4.7 metros de altura Sazonalidade: regiões temperadas Origem: América do Norte, Ásia, Canadá, Estados Unidos, Europa História: O mirtilo é um arbusto decíduo e frutífero, conhecido mundialmente por suas frutas deliciosas e ricas em vitaminas e minerais, além de suas comprovadas propriedades medicinais.
Nome científico: Mangifera indica L. Tamanho médio aproximado: cerca de 500 g Sazonalidade: de fevereiro e março Origem: Ubá, MG História: O nome dessa manga é uma homenagem à cidade de Ubá, em Minas Gerais, onde ela começou a ser cultivada.
Nome científico: Carica Papaya L. Tamanho médio aproximado: pode pesar até 3 kg Sazonalidade: de setembro a novembro Origem: América Tropical História: originário da América Tropical, onde era cultivado pelos povos nativos, antes da chegada dos colonizadores.
Nome científico: Prunus persica var nucipersica Tamanho médio aproximado: de 5 a 6 cm Sazonalidade: de outubro a novembro Origem: China História: originária da China e melhorada na América do Norte.
Nome científico: Morinda citrifolia L. Tamanho médio aproximado: 10 cm de comprimento Sazonalidade: o ano inteiro Origem: Polinésia Francesa, Índia e Malásia História: o noni foi utilizado por milhares de anos pelas populações do Pacífico Sul como um tônico para o sistema imunológico.
Nome científico: Carya illinoensis (Wang.) K. Tamanho médio aproximado: 60 a 160 nozes para atingir o peso de 1kg. Sazonalidade: : planta oriunda de clima temperado, pode ser encontrada em diferentes condições climáticas Origem: nogueira pecã é originária do Sul dos Estados Unidos História: onde pode ser encontrada em estado nativo, no Brasil, foi introduzida por volta de 1910